Odontologia Preventiva – ODONTO SAÚDE

O surto do Coronavírus (COVID)-19), devido a sua extrema gravidade, domina os noticiários internacionais e aqui no Brasil não poderia ser diferente. Uma mudança drástica no modo de vida das pessoas foi decretada. O simples fato de ter que sair para resolver o problema pessoal transformou-se numa atividade de risco, principalmente aquelas pessoas de idade avançada.

A Odontologia naturalmente como área critica de saúde, sente-se completamente envolvida no grave momento que passamos. Uma emergência global devido a alta virulência e o poder de espalhamento da doença nas pessoas. Mesmo os países mais ricos, encontram grandes dificuldades no enfrentamento, seja elas ditadas pelo pouco conhecimento do vírus ou pelo grande número de pessoas infectadas ao mesmo, tempo dificultando o seu tratamento. 

Sabe-se no momento que o desenvolvimento clínico da doença é bastante heterogêneo, desde pacientes assintomáticos contaminados aos que chegam as UTIs em estado gravíssimo, culminando muito deles com um desfecho desfavorável.  

Pacientes que estão em acompanhamento odontológico, devem informar ao profissional qualquer tipo de sintoma que tenha apresentado como febre, tosse seca, prostração, perda do paladar, falta de percepção ao cheiro e principalmente de alimentos. Outros sintomas aparecem numa fase de maior gravidade que são a dificuldade de respirar com falta de ar.

Importante salientar que entre os profissionais da odontologia o grau de contaminação foi muito baixo, e entre as possíveis causas, está o fato de que o dentista por formação trabalha amparado em forte esquema de biossegurança, fato este muito importante para o dentista como para o paciente. A biossegurança na odontologia sempre foi um setor de destaque, há mais de 20 anos desde o inicio da era dos implantes dentais.

Também devemos levar em conta que muitos pacientes que não queriam fazer procedimentos, pois estavam preocupados com notícias inverídicas circuladas.  Por outro lado, as pessoas passaram a entender que a saúde bucal é também um fator importante na proteção imunológica.

Se estiver em tratamento odontológico e tiver alguma duvida em relação a odontologia, procure orientações com os dentistas da ASFABE. 

Carlos Lago

Cirurgião Dentista

Especialista em cirurgia e traumatologia bucal maxilar facial.

FONTES

1. ANVISA

2. Conselho Regional de Odontologia  de São Paulo